Talvez você já tenha ouvido falar que a Holanda é o único país do mundo a não ter cães abandonados nas ruas. Mas você sabe como o local conseguiu se transformar nesse verdadeiro paraíso dos cachorros?
Tudo se tornou possível com a implementação de um programa chamado CNVR – Collect, Neuter, Vaccinate, Return (em tradução livre coletar, castrar, vacinar e devolver).
Através dele, todos os cachorros do país, sendo eles adotados ou ainda não, precisam passar por cada processo que está previsto em lei.
Se você acha que é tudo simples e maravilhoso, está muito enganado. Para conseguir chegar nesse patamar, a Holanda trabalha em conjunto com órgãos de proteção animal há mais de 200 anos. Sim, faz bastante tempo não é?
De lá pra cá, todo esse propósito foi evoluindo ainda mais, inclusive contando com uma lei que é atualizada até nos dias de hoje.
Ela diz respeito quais são os deveres dos tutores dos cães e qual a punição caso seja descumprida a lei.
Pessoas que maltratam os animais, simplesmente não passam impune na Holanda, isso porque, caso uma pessoa abandone seu cachorro, ela poderá ser julgada com cinco anos de prisão e pagar 90 mil euros (quase meio milhão de reais)!
Além disso, todos os cães devem usar um microchip que indica os dados de seu tutor, para caso o doguinho se perca ou algo aconteça.
Inclusive uma patrulha canina trabalha para coibir qualquer infração!
Fonte: Amo meu pet