RAÇAS BRASILEIRAS

Embora o Brasil esteja entre os países em que o número de cachorros em ambientes domésticos tem crescido nos últimos anos, não temos tradição de raças nativas. Enquanto mais de 200 raças tiveram origem na Europa, as oriundas do território brasileiro não chegam a 10% disso. E quando falamos em raças brasileiras reconhecidas pela FCI, este número ainda é bem menor.

Hoje temos apenas 8 raças brasileiras reconhecidas pela CBKC. Veja a seguir quais são:

FILA BRASILEIRO

Primeira raça brasileira a ser reconhecida internacionalmente pela FCI na década de 1960, o Fila Brasileiro é um personagem anônimo da História do Brasil desde os tempos do descobrimento, quando ajudou os colonizadores na conquista do território brasileiro… Leia mais…

 

TERRIER BRASILEIRO

O Terrier brasileiro é conhecido informalmente como Fox Paulistinha, uma raça de cães do tipo terrier, de porte médio para pequeno, oriunda do Brasil. O nome oficial de “terrier brasileiro” foi criado por ocasião do processo de registro e reconhecimento da raça… Leia mais…

 

RASTREADOR BRASILEIRO

O Rastreador Brasileiro foi a primeira raça canina brasileira a obter reconhecimento internacional em 01 de setembro de 1967 pela FCI. Porém, em 1974, foi declarada extinta, perdendo assim o reconhecimento da FCI. Nos anos 2000, iniciou-se um processo de… Leia mais…

 

DOGUE BRASILEIRO

Dogue brasileiro é uma raça de cães do tipo dogue criada no Brasil para a função de cão de guarda urbano familiar. Surgiu no fim da década de 1970 a partir do cruzamento entre bull terrier e boxer. Inicialmente nomeada como bull boxer (bull terrier + boxer)… Leia mais…

 

OVELHEIRO GAÚCHO

Ovelheiro Gaúcho é uma raça de cão pastor originária dos pampas gaúchos, no Brasil. Não é reconhecida pela FCI, mas já obteve o reconhecimento da CBKC. É muito resistente e ágil, o que torna-o um cão ideal para as atividades de pastoreio. O Ovelheiro… Leia mais…

 

VEADEIRO PAMPEANO

Veadeiro Pampeano é uma raça de cães de caça oficialmente originária do Brasil. Mas que possuí também origem em outros dois países vizinhos: Argentina e Uruguai. No Brasil, ocorre de maneira mais distribuída, onde foi feito todo o trabalho de… Leia mais…

 

PASTOR DA MANTIQUEIRA

O cão Pastor da Mantiqueira, também chamado de “policialzinho”, é uma raça de cães de pastoreio (boiadeiro) de porte médio que teve origem na Serra da Mantiqueira, na Região Sudeste do Brasil. A raça é reconhecida pela CBKC. Ainda não são… Leia mais…

 

BULDOGUE SERRANO

A História desta raça confunde-se com a história da raça Buldogue Campeiro. A versão oficial e aceita pela Confederação Brasileira de Cinofilia, diz que o Buldogue Serrano sempre foi, apesar de ter ancestrais em comum com o Buldogue Campeiro… Leia mais…

Scroll Up