Greyhound é considerado o mais rápido das raças de cães e uma das mais antigas. Esguio e forte, o Greyhound pode atingir uma velocidade de cerca de 72 km por hora. Tem uma cabeça estreita, pescoço longo, peito profundo, posteriores longos e musculosos e uma cauda longa e fina. Sua pelagem é curta e lisa e de várias cores. O Greyhound tem entre 69 a 76 de altura na cernelha e pesa entre 27 a 32 kg.
Tendo como base a teoria da evolução, entendemos que, diferentemente de nós, os cachorros não possuem os recursos que os seres humanos desenvolveram para obter alimento, por exemplo. Os cães necessitam de um bom faro e velocidade para encontrar alimento. Sua musculatura se expande e contrai com muita facilidade; além de possuir flexibilidade nas patas e articulações.
A origem de diversas raças surgiu a partir do cruzamento seletivo destes animais, e tem como ponto de partida um ancestral em comum: o cão selvagem. Neste processo, alguns cães se destacaram mais no quesito velocidade do que outros. E quem são eles?
Greyhound
Suas características o tornaram um dos cães mais procurados para a prática de corrida e de caça em alguns países. Algumas delas são os seus músculos de rápida contração e marcha com suspensão duplas, patas longas, coluna e ampla caixa torácica, com grande capacidade cardíaca e pulmonar.
O greyhound pertence ao tipo sighthound, que foram designados para rastrear e caçar presas ao ar livre e, com o passar do tempo, tornou-se também um cão de corrida. Apesar de ser um típico atleta do mundo canino, um Galgo não pode ser considerado um maratonista e sim um velocista. Isso porque esses ligeirinhos não foram “projetados” para distâncias tão longas, mas ainda assim podem percorrer uma extensão de até 11 quilômetros quando treinados para isso.
Apesar de serem desenvolvidos especialmente para correr, saiba que esses cães são ótimos companheiros e vivem tranquilamente ao lado da família. Entretanto, alguns cuidados específicos devem ser levados em conta. Caso queira ter um Galgo ou outro cão velocista, prepare-se para promover uma bela rotina de exercícios para ele. Esses cães possuem um nível de energia invejável e, por isso, precisam praticar várias atividades ao longo do dia, como passeios e brincadeiras dentro do lar – isso será indispensável para que tenha uma vida saudável e ativa.
Conheça ele e outras raças velozes
Saluki
Segundo estudiosos, os Salukis fazem parte de uma das raças mais antigas do mundo. Originários do Egito Antigo, supõem-se que eram usados para farejar e caçar presas. Desde sua origem, estes cachorros eram adorados pelos faraós e até mesmo mumificados junto aos seus tutores. Donos de um porte esguio, com larga caixa torácica, patas longas e finas e grande capacidade pulmonar, eles podem atingir a velocidade de 68 quilômetros por hora. No que se refere a longas distâncias, são mais resistentes que os greyhounds por serem capazes de manter o ritmo por mais tempo.
Dóceis e leais, os salukis necessitam praticar exercícios regularmente para manter a saúde física e mental. Com o corpo designado para correr, é muito importante que eles tenham espaço para usufruir de suas capacidades.
O galgo afegão, mundialmente conhecido como afghan hound, também não fica pra trás! De origem afegã, este cão esguio e pomposo pode chegar a correr até 65 quilômetros por hora. Atenção aos pelos deste pet: eles necessitam de escovação frequente.
O braco húngaro de pêlo curto também se destaca nesta modalidade. O cão de porte médio, antigamente designado para a caça, pode chegar a percorrer 60 quilômetros por hora. Possui personalidade amigável e leal.
Outras raças também velozes são os whippets, uma raça esguia de porte elegante e simpático, originários do Reino Unido, que podem chegar a uma velocidade de 54 quilômetros por hora. Dóceis, não gostam de ficar sozinhos e necessitam de muita atenção dos tutores e a prática regular de exercícios.
São muitas as raças caninas que se superam quando o assunto é velocidade: galgo italiano, borzoi e outros!
Fonte: PetLove