FILA BRASILEIRO

FILA BRASILEIRO

Faça o DONLOAD do padrão da raça, de acordo com a CBKC, clicando aqui!

Primeira raça brasileira a ser reconhecida internacionalmente pela FCI na década de 1960, o Fila Brasileiro é um personagem anônimo da História do Brasil desde os tempos do descobrimento.

O Fila Brasileiro é conhecido pela fidelidade e devoção extremas ao dono, características que criaram um provérbio brasileiro secular que diz, “fiel como um Fila”. Tais características comportamentais foram apreciadas durante os séculos de desenvolvimento da raça, o que ajudou a popularizá-la.

Muito se especula sobre as raças que deram origem ao Fila Brasileiro, mas a intervenção do homem no aperfeiçoamento da raça dividiu igual importância com a seleção genética natural a que estes cães foram submetidos, devido as árduas condições encontradas pelos primeiros filas brasileiros em nossa história. Eles desempenhavam as mais variadas funções junto aos colonizadores, como guarda, caça, proteção contra animais selvagens, pastoreio de bovinos, faro para localizar e capturar escravos fugitivos, e até como cão de guerra, nos ataques a tribos nativas e posteriormente a quilombos. Devido a haverem tantas versões de seu surgimento, mas nenhuma cabalmente comprovada, o padrão oficial da raça omite qualquer versão histórica para o surgimento do Fila, por não haver consenso entre os criadores sobre qual versão é a verdadeira.

Scroll Up