VEADEIRO PAMPEANO

VEADEIRO PAMPEANO

Faça o DONLOAD do padrão da raça, de acordo com a CBKC, clicando aqui!

Veadeiro Pampeano é uma raça de cães de caça oficialmente originária do Brasil. Sua função original, pela qual recebeu seu nome, era rastrear e capturar veados e cervos. Ainda hoje é muito utilizado como cão de caça a outros animais.

Na caça é um perseguidor implacável que não se intimida com obstáculos. É um excelente farejador. Encontrado o rastro, segue a caça a galope, mesmo que sejam precisos dois dias ininterruptos para alcançá-la. Após encontra-lá, o veadeiro abate a presa e a traz ao caçador, ou, se não conseguir abatê-la, a acua e a põe ao alcance do caçador. Sua atuação pode ser acompanhada pelos uivos que emite, faz sons diferentes para cada situação: um ao encontrar o rastro, outro ao perdê-lo e outro quando está próximo à presa.

É um excelente cão de companhia por ser bastante dócil e amistoso com crianças, inclusive aceitando ser perturbado por elas sem avançar, e também é muito apegado ao dono. Muito dificilmente atacaria um invasor, mas é um excelente cão de alarme, sempre late alertando sobre a presença de estranhos.

É um cão de porte médio, longilíneo, com boa musculatura denotando força e rusticidade, esbelto, sem no entanto parecer muito magro, possui físico propício à velocidade. A cauda é portada baixa, com comprimento que não deve ultrapassar os jarretes, alguns exemplares podem apresentar uma pequena franja na parte inferior da cauda.

A trufa pode ser preta, marrom ou cor de carne e o focinho é de comprimento igual ao do crânio, com stop (região de encontro da testa com o focinho) não muito marcado, as orelhas são pontiagudas, dobradas para trás (em rosa) e eretas quando em alerta, já os olhos são esverdeados ou cor avelã em várias tonalidades.

A pelagem é simples, com pelo curto, reto, denso e áspero, sem sub-pêlo, por isso não possui odor, as cores vão do baio leonino, passando por várias tonalidades de baio até chegar ao baio claro e o branco, sendo estas últimas as mais comuns, podendo ser sólida ou apresentar alguma marca pequena ou grande de uma destas cores. É permitida a presença de uma coleira branca e mancha branca no peito e nas patas.

Scroll Up