PASTOR DA MANTIQUEIRA

PASTOR DA MANTIQUEIRA

Faça o DONLOAD do padrão da raça, de acordo com a CBKC, clicando aqui!

O cão Pastor da Mantiqueira, também chamado de “policialzinho”, é uma raça de cães de pastoreio (boiadeiro) de porte médio que teve origem na Serra da Mantiqueira, na Região Sudeste do Brasil.

Apesar de a Serra da Mantiqueira localizar-se nos território dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, a maior incidência de cães desta raça está em municípios mineiros, sendo menor sua distribuição em municípios paulistas e fluminenses respectivamente.

Possuem pelagem em três tamanhos, curto, médio e longo, podendo ser de pelo liso ou crespo, as variedades são padronizadas na raça em pelos curto, liso ou crespo, as cores são preto, branco, castanho e dourado em vários tons, do escuro ao amarelo claro, nos cães destas cores, a maioria são de cor sólida, com ou sem máscara preta, mas há também os que possuem pequenas marcações nas outras cores, geralmente os castanhos e dourados é que possuem marcações nas cores preto e branco, e nestes casos são geralmente nas patas, peitoral, pescoço, pontas das orelhas e caudas.

Também há uma minoria de espécies bicolores de castanho e preto, estes geralmente com manto preto em toda a extensão do dorso sobre o corpo castanho. E certamente a cor mais comum na raça é o azulego, que caracteriza-se na raça com uma base amarela em qualquer tom com pelos pretos interpolados, em suas várias nuances, que dão ao cão um aspecto amarelado fosco, ou acinzentado na maioria das vezes, e também azulado em alguns.

O corpo é quadrangular denotando grande agilidade, o porte é médio. A cabeça possui orelhas eretas e voltadas para frente, o focinho é fino e os olhos podem ou não ser de cores diferentes.

Suas habilidades como pastor de bovinos são apreciadas entre os peões da Serra da Mantiqueira, formando uma tríplice: peão, cavalo e cão, que tem contribuído com a economia da região durante séculos. São cães rústicos e ágeis, e se dedicam por instinto as lides de gado, auxiliando a tocar o gado pelas íngremes montanhas da serra da Mantiqueira, ou a reunir o gado nos currais quando chegam a seu destino. Diz-se entre os habitantes desta região que o Pastor da Mantiqueira é uma ferramenta de trabalho indispensável para o peão na serra da Mantiqueira.

Scroll Up